Compartilhe este conteúdo:

1. Comece pelo básico

Como tudo na vida, comece a aprender Javascript pelo início. Não adianta iniciar seus estudos em tópicos avançados ou nos frameworks se não dominar o básico da linguagem. Estude Javascript e aprenda sobre sua sintaxe, tipos de dados, funções, estruturas de repetição, variáveis e escopos, ECMAScript.

Também é recomendado entender um pouco como a Internet funciona, o modelo cliente-servidor e o protocolo de comunicação HTTP/HTTPS.

2. Não deixe de praticar

Não existe fórmula mágica. Somente com a prática você adquirirá experiência com a linguagem e ganhará confiança.

Praticando, você passará por alguns problemas clássicos. Recomendamos estudar algoritmos e ir refinando sua maneira de pensar para resolvê-los. Quando se sentir confiante nessa parte, comece a prestar atenção para escrever um código legível, organizado e modularizado — ou seja, um código bem escrito.

3. Conheça bem as funções de String e Array

Com pouco tempo de estudo você aprenderá sobre os tipos de dados, mas preste atenção nesses dois em específico: String e Array. Por padrão do Javascript, Srting e Array apresentam funções muito úteis que você precisará em seu dia-a-dia:

String: charAt, includes, indexOf, match, replace, slice, split, substring, toLowerCase, toUpperCase, etc.

Array: fill, find, findIndex, forEach, includes, indexOf, isArray, map, pop, push, reduce, slice, filter, etc.

4. Entenda o DOM

O DOM (Document Object Model, ou Modelo de Objeto de Documento) é uma interface existente nos navegadores que permite que o Javascript acesse a estrutura HTML da página. Por isso, é um aprender Javascript é fundamental para quem quer seguir carreira na área de front-end.

5. Aprenda Javascript assíncrono

Funções assíncronas são aquelas em que o código precisa “esperar” pela execução de determinada ação para poder seguir. É com as funções assíncronas que conseguimos nos conectar com APIs e trazer conteúdo dinâmico para as páginas. No JS, temos o conceito de Promise. Vale a pena dar uma olhada!

6. Entenda orientação a objeto e programação funcional

Javascript é uma linguagem multiparadigma. Se você por acaso vem de outra linguagem e já utilizava os conceitos de POO (Programação Orientada a Objeto), saiba que aqui as coisas são um pouco diferentes das tradicionais (ES5 e ES6).

De acordo com o problema, alguém com os conhecimentos de orientação a objeto e programação funcional pode julgar qual das abordagens é melhor para desenvolver uma solução.

7. Estude padrões de projeto e estrutura de dados

Os conceitos agora são para as pessoas que já têm domínio da linguagem; os desafios passaram a ser na arquitetura. É muito comum investir um bom tempo no design pensando em como organizar a aplicação e só depois começar a escrever código.

Conhecer padrões de projeto e estruturas de dados é saber dar uma solução já validada para um problema ou necessidade comum de acontecer em projetos.

8. Escolha um framework

Seja qual for sua intenção de atuação (front-end ou back-end) escolha apenas um framework Javascript para estudar e se especialize. Um framework, qualquer que seja, expande os horizontes da linguagem, com isso você será capaz de fazer projetos ainda maiores com grande produtividade.

9. Faça projetos

Do mesmo modo que precisou praticar com o Javascript básico, agora pratique o Javascript voltado para o framework escolhido. A forma de codificar pode até mudar um pouco, mas ainda sim é Javascript. Aprenda, aprimore e consiga experiência.

Para complementar as funcionalidades do framework, adicione bibliotecas disponíveis no NPM. Em muitos casos, não é necessário “reinventar a roda”. Aqui vão alguns tópicos que vão agregar mais robustez aos seus projetos: Typescript, Git.

10. Contribua com a comunidade

Com toda essa jornada você com certeza já superou vários desafios. Por que não compartilha seus conhecimentos para que as outras pessoas aprendam com você? Você pode criar posts em alguma rede social, responder dúvidas no StackOverflow ou em algum fórum, ajudar em projetos open source no Github. Acredite, uma das melhores formas de se aperfeiçoar é ensinando.

Conclusão

Por fim aqui vai uma lista de cursos gratuitos e pagos e também alguns canais no youtube para você que ta começando a dar os seus primeiro passos com essa linguagem incrivel e também algumas dicas de curso pra você que ja é experiente: